Quase 200 pessoas ficam desabrigadas após cheia de rios em Pimenta Bueno, RO

Rios Machado e Pimenta Bueno transbordaram e ultrapassaram a cota de atenção. Ginásio foi disponibilizado para abrigar famílias, mas segundo a prefeitura, nenhuma solicitou o serviço.

PORTO VELHO, RO
- Cerca de 193 pessoas ficaram desabrigadas depois que uma forte chuva atingiu a cidade de Pimenta Bueno (RO) no início da semana. Vídeos, divulgados nas redes sociais, mostram casas submersas e pessoas nas ruas. (Veja acima).

Ao g1, a prefeitura do município informou que 136 milímetros de chuvas foram registrados entre terça-feira (8) e quarta-feira (9). Com o grande acúmulo de água, os rios Machado e Pimenta Bueno transbordaram e ultrapassaram a cota de atenção.

Rio Machado (sítio Bela Vista): cota de atenção 5.26m - nível hoje: 7.63m
Rio Pimenta Bueno: cota de atenção: 8.39 - hoje: 10.18m

De acordo com a administração municipal, "o rio estabilizou e tende a baixar".



Pessoas ficam desalojadas após cheia em Pimenta Bueno, RO — Foto: Escola de Paramotor Asas do Norte

Máxima histórica


De acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), o rio Pimenta Bueno está bem próximo da máxima histórica. Segundo o órgão, o rio está com 10,18 metros, dois centímetros abaixo da marca história, que foi 10,20 metros.


Rio transborda e atinge casas em Pimenta Bueno (RO) — Foto: Escola de Paramotor Asas do Norte

Segundo o Sipam, o rio Machado, que fica na entrada da cidade e tem confluência do rio Barão de Melgaço com o rio Pimenta Bueno ultrapassou a marca histórica do mês (7,54 metros) e está com 7,63 metros.

O órgão alerta que, toda a água que atingiu a cidade deve chegar em Cacoal (RO), município que está localizado a 43 km de Pimenta e também em Ji-Paraná (RO).


Ajuda



Em nota, a prefeitura de Pimenta Bueno explica que, caso algum morador tenha sido atingido pelas cheias e precise de locomoção, deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou pela Ouvidoria do município, pelo telefone: (69) 9 8169-9989.


Além disso, um ginásio de esportes foi disponibilizado às famílias que ficaram desabrigadas, mas, segundo a prefeitura, até o momento, nenhuma família solicitou o serviço e todas estão em casas de parentes.

Fonte: G1 Rondonia
Quase 200 pessoas ficam desabrigadas após cheia de rios em Pimenta Bueno, RO Quase 200 pessoas ficam desabrigadas após cheia de rios em Pimenta Bueno, RO Reviewed by REDAÇÃO on fevereiro 10, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.