Presidente do BC prevê vazamento de dados do PIX 'com alguma frequência' - Impacto Rondônia

Presidente do BC prevê vazamento de dados do PIX 'com alguma frequência'

Segundo Roberto Campos Neto, porém, informações vazadas são pouco "sensíveis" e Banco Central vai atuar para que ocorrências sejam "o mínimo possível".

PORTO VELHO, RO - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta sexta-feira (11) que os vazamentos de dados relacionados com o PIX vão acontecer "com alguma frequência", mas que as ocorrências registradas são de vazamento de dados "não são tão sensíveis", como nome, CPF e telefone celular de clientes de bancos.

Na semana passada, o Banco Central informou o terceiro vazamento de informações ligadas ao PIX. De acordo com o BC, dados cadastrais vinculados a 2.112 chaves PIX de clientes da Logbank foram vazados

Antes, clientes da Acesso e do Banco do Estado de Sergipe (Banese) também tiveram informações expostas.

"Como nós entendemos que esse mundo de dados vai cada vez crescer mais exponencialmente, os vazamentos vão acontecer com alguma frequência, não querendo banalizar os vazamentos, porque a gente vai atacar todos os vazamentos para que eles sejam o mínimo possível", disse Campos Neto em evento promovido pelo Esfera Brasil.

"Mas é importante entender que os vazamentos que têm de dados do PIX são vazamentos que não são relevantes, no sentido de que são dados que não são tão sensíveis", completou. Ele citou alguns exemplos.

"A gente tem vazamento, às vezes, que é nome e CPF, nome e CPF têm no talão de cheque da pessoa; então você tem, às vezes, o vazamento de telefone, que a chave é o telefone celular, mas grande parte das pessoas tem o telefone celular aberto, você entra em um sistema de consulta, bota o nome e acha o telefone", exemplificou Campos Neto.


Ele disse, ainda, que o Banco Central tem comunicado todos os vazamentos identificados, a contrário de padrões adotados por outros países.

Novas funcionalidades

Ainda sobre o PIX, Campos Neto disse que novas funcionalidades estão em desenvolvimento, como a função débito automático e remuneração do dinheiro que fica parado na conta.


Sobre as recentes funcionalidades que entraram em vigor - PIX Saque e PIX Troco, que começaram a funcionar no fim de novembro - o presidente do Banco Central apresentou alguns números:

* PIX Saque movimentou R$ 9,7 milhões em janeiro de 2022, tendo sido usado 66,6 mil vezes no mês;
* PIX Troco movimentou R$ 100 mil em janeiro de 2022, tendo sido usado 1,3 mil vezes no mês.

Campos Neto afirmou, ainda, que uma "agenda grande internacional" relacionada ao PIX vai ser anunciada, mas não deu detalhes nem data.

Fonte: G1
Presidente do BC prevê vazamento de dados do PIX 'com alguma frequência' Presidente do BC prevê vazamento de dados do PIX 'com alguma frequência' Reviewed by DA REDAÇÃO on fevereiro 11, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.