Setor teve alta de 2,9% no mês, acima da previsão do mercado. Resultado de 2021 não compensa perdas, e produção industrial ainda está abaixo no nível pré-pandemia
Porto Velho, RO - A produção industrial brasileira cresceu 2,9% em dezembro, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira. Em 2021, a indústria avançou 3,9%, após dois anos seguidos de queda, mas a expansão ainda não foi suficiente para compensar a perda em 2020, quando o setor foi fortemente afetado pela pandemia.
Analistas ouvidos pelo Valor Data estimavam alta de 1,6% em dezembro e de 3,8% no ano. Com o resultado, o setor ainda está 0,9% abaixo do patamar de fevereiro, período pré-pandemia.
No acumulado do ano, a indústria teve resultados positivos em 18 das 26 atividades investigadas, com destaque para veículos automotores, reboques e carrocerias (20,3%), máquinas e equipamentos (24,1%) e metalurgia (15,4%).
“É um ano em que a indústria cresce sobre um período de muita perda", diz o gerente da Pesquisa Mensal da Indústria do IBGE, André Macedo.
O setor enfrenta problemas de falta de peças e encarecimento de matérias-primas desde 2020. Com a Covid, houve uma completa desorganização da cadeia produtiva global, levando fábricas a fechar devido ao desabastecimento de componentes importados. O problema foi mais grave no primeiro ano da pandemia, mas se manteve em 2021.
Falta de peças
A falta de peças afetou particularmente o setor automotivo, que havia registrado queda de 27,9% em 2020. Segundo Macedo, o crescimento do setor neste ano também não reverte as perdas do ano anterior. Em 2021, o destaque foi a produção de caminhões.
“Além do encarecimento dos custos de produção, houve desabastecimento das plantas industriais, caracterizada pela falta de insumos e peças para a geração do bem final. A produção dos automóveis ficou marcada pelas paralisações das plantas industriais ao longo de 2021”, disse o pesquisador.
O resultado de dezembro é a primeira alta depois de cinco meses de queda e um novembro de variação nula, diz o IBGE.
Fonte: O Globo
0 Comentários