Indígenas dos povos Gavião e Arara recebem mudas de café clonal do programa “Plante Mais”

Secretário de agricultura Evandro Padovani e presidente da Emater Luciano Brandão com os caciques das etnias Gavião e Arara

PORTO VELHO, RO - Nova Colina, distrito do município de Ji-Paraná recebeu 95 mil mudas de café clonal para serem repassadas a agricultores assistidos pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica Extensão Rural (Emater-RO), deste total, 37 mil foram destinadas à população indígena das etnias Arara e Gavião, cadastrada no programa estadual de fomento ao plantio de café, “Plante Mais”. O interesse dos indígenas pela cafeicultura não é novo, mas tem crescido muito depois que alguns “parentes”, como os indígenas se tratam entre si, começaram a participar e ganhar prêmios no concurso Concafé.

A Emater Rondônia durante um período, dos anos noventa até o inicio dos anos dois mil, prestou assistência técnica ao povo Gavião e Arara. Nesta época os técnicos Cláudio Rocha e Cleber Rodrigues incentivaram o resgate dos cultivos de milho tradicional indígena, outras sementes, além da introdução de outras culturas alimentares entre elas a piscultura e bovinocultura de leite, devido a impedimentos burocráticos, este trabalho foi interrompido, mas os indígenas nunca deixaram de procurar o escritório local da Emater em Nova Colina.

“Com a chegada das novas políticas públicas do Governo de Rondônia, de incentivo ao cultivo do café com a distribuição de mudas oriundas de clones mais produtivos e resistentes, aos produtores rurais, os indígenas se interessaram e se cadastraram para receberem as mudas de café clonal, que já foram entregues à Associação Payrap e Aldeia Yterap do povo Arara”, disse o técnico e gerente da Emater em Nova Colina, Alan Rodrigues.


Ao todo, 37 mil foram destinadas à população indígena das etnias Arara e Gavião


Fonte
Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Robson Paiva
Secom - Governo de Rondônia
Indígenas dos povos Gavião e Arara recebem mudas de café clonal do programa “Plante Mais” Indígenas dos povos Gavião e Arara recebem mudas de café clonal do programa “Plante Mais” Reviewed by REDAÇÃO on fevereiro 24, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.