Fiocruz confirma casos da linhagem BA.2 da variante Ômicron - Impacto Rondônia

Fiocruz confirma casos da linhagem BA.2 da variante Ômicron


Porto Velho, RO - A Fiocruz identificou, a partir da técnica de sequenciamento genético, dois casos da linhagem BA.2 da variante Ômicron, um no estado do Rio de Janeiro e outro no de Santa Catarina, conforme divulgado pelas secretarias estaduais de Saúde. A informação foi divulgada neste sábado (5) pela Fiocruz.

A confirmação foi realizada pelo Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que atua como Centro de Referência Nacional em vírus respiratórios junto ao Ministério da Saúde e que vem atuando no mapeamento de genomas do vírus desde o início da pandemia. O laboratório integra a Rede Genômica Fiocruz.

O diagnóstico inicial foi feito pelos laboratórios dos estados por meio do exame RT-qPCR. As amostras foram encaminhadas para o Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do IOC/Fiocruz para a realização do sequenciamento genômico, o que confirmou a presença da subvariante BA.2.

Os resultados finais foram informados às secretarias de Saúde dos dois estados e ao Ministério da Saúde, de acordo com os protocolos de referência. Segundo a Fiocruz, a nova linhagem é mais contagiosa, mas ainda é desconhecido se ela é mais perigosa.


Fonte: Agência Brasil
Imagem: Pixabay/geralt
Fiocruz confirma casos da linhagem BA.2 da variante Ômicron Fiocruz confirma casos da linhagem BA.2 da variante Ômicron Reviewed by DA REDAÇÃO on fevereiro 07, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.