DIA NA HISTÓRIA

PORTO VELHO, RO 

BOM DIA 25 DE FEVEREIRO!

COMEMORA-SE

Católicos lembram Santa Valburga, São Sebastião de Aparício, São Callisto Caravario,São Luiz Versiglia, São Etelberto de Kent, São Tarásio de Constantinopla  na Igrejas Ortodoxa e Católica Tradicional 

RONDÔNIA

2021 - Falece o historiador e professor Francisco Matias, autor de obras importantes sobre a história regional, como “Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia”, além de 2 ainda inéditos, “Tratado de Petrópolis” e “Aluízio Ferreira, o senhor feudal do Guaporé.”

BRASIL

1891 - Marechal  Deodoro é eleito presidente do Brasil. 1967 – Criação do Ministério das Comunicações. 2012 - Incêndio na base (BR) da Estação Antártica Comandante Ferraz mata dois militares.

MUNDO

1841 — Nasce Pierre-Auguste Renoir, pintor e grande nome do impressionismo. 1873 — Nasce Enrico Caruso, tenor operístico mais popular do início do século XX e a primeira grande estrela da música. 1951 — Abertos em Buenos Aires,  os I Jogos Pan-Americanos. 1956 — No discurso Sobre o Culto da Personalidade e suas Consequências, Nikita Khrushchov, líder da União Soviética denuncia o culto à personalidade de Josef Stalin.

FOTO DO DIA

Em 1927, tendo perdido qualquer importância na região devido à queda do preço da borracha e à transferência em 1907 do canteiro de obras da Madeira-Mamoré para Porto Velho, o primeiro município criado na área de Rondônia, o de Santo Antônio do Madeira, a cidade já estava em fase de desaparecimento quando um nome da primeira grandeza da cultura nacional, o escritor Mário de Andrade, na sequência de seu “descobrimento” da Amazônia, desembarca na estação Santo Antônio, da EFMM, onde colhe mais informações para seu livro “O Turista Aprendiz”. Sua presença em Santo Antônio está registrada numa placa existente no local. Mário de Andrade foi um dos nomes maiores da Semana de Arte Moderna (SP) em 1922.


Fonte: Lúcio Albuquerque

DIA NA HISTÓRIA  DIA NA HISTÓRIA Reviewed by REDAÇÃO on fevereiro 25, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.