Alerta: aeronaves chinesas sobrevoam território de Taiwan em meio a Guerra da Ucrânia - Impacto Rondônia

Alerta: aeronaves chinesas sobrevoam território de Taiwan em meio a Guerra da Ucrânia




PORTO VELHO, RO - A Força Aérea de Taiwan alertou nesta quinta-feira (24) que nove aeronaves chinesas entraram em sua zona de defesa aérea (ADIZ). As aeronaves voaram em uma área a nordeste das Ilhas Prata, controladas por Taiwan, mas sem sobrevoar a maior área do país insular, onde fica localizada Taipei. A informação é do Ministério da Defesa de Taiwan.



A frota de nove aviões chineses era composta por oito caças J-16 de fabricação chinesa, além de um avião de reconhecimento Y-8.

O J-16 é um caça multifunção, mas com mais ênfase às operações Ar-Solo, o J-16 é um dos aviões mais novos da frota chinesa, com mais de 150 aeronaves em operação.

Taiwan disse que colocou forças de patrulha aérea para expulsar os aviões chineses e monitorar a situação. Mísseis de ataque terra-ar foram colocados em estado de alerta por prevenção.

As entradas de aviões militares chineses na ADIZ de Taiwan é bastante comum nos últimos dois anos. No final de janeiro a China chegou a colocar 54 aviões militares perto de Taiwan, com 39 aeronaves voando simultaneamente ao sudoeste do país insular. Nesta ocasião, bombardeiros H-6 e um Y-8 de patrulha marítima estiveram na região.

A maior incursão registrada até o momento ocorreu em outubro de 2021. Na ocasião, Pequim enviou 56 aeronaves para a ADIZ do pequeno país insular, gerando comentários diplomáticos negativos.
China e Taiwan se separam em 1949, mas a ilha — que recebe apoio de Washington através da venda produtos militares avançados — ainda é vista por Pequim como um território rebelde. A China já ameaçou por diversas vezes uma invasão em Taiwan caso seja declarada uma independência plena.


Fonte: PortalCM7
Alerta: aeronaves chinesas sobrevoam território de Taiwan em meio a Guerra da Ucrânia Alerta: aeronaves chinesas sobrevoam território de Taiwan em meio a Guerra da Ucrânia Reviewed by DA REDAÇÃO on fevereiro 24, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.