Sedam reúne servidores para debate e planejamento de atividades da Coordenadoria de Unidades de Conservação em 2022 - Impacto Rondônia

Sedam reúne servidores para debate e planejamento de atividades da Coordenadoria de Unidades de Conservação em 2022


Porto Velho, RO - Com o objetivo de apresentar o balanço das ações realizadas pela Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) realizou na sexta-feira (21) apresentação do plano de ações 2021 /2022. O encontro reuniu a equipe da CUC, quando foram debatidas pautas prioritárias dos projetos, entre elas a finalização dos processos e recebimento das multas aplicadas.

A abertura da reunião foi realizada pelo secretário adjunto da Sedam, Demargli Farias, que destacou a importância do encontro para alinhar as ações, planos e projetos que serão destacados dentro do planejamento estratégicos de atividades da Sedam para o corrente ano.

“Teremos um ano atípico nas ações em defesa do meio ambiente. É importante iniciarmos a execução das ações no próximo mês e, para tanto, se faz necessário que todas as coordenadorias da Sedam estejam alinhadas com as diretrizes planejadas para 2022 e que fazem parte do Programa de Governo do Estado para o meio ambiente”, explicou Farias.

A CUC tem como principal proposta, a participação na formulação de políticas e diretrizes de desenvolvimento ambiental, visando a manutenção dos espaços especialmente protegidos, instituídos pelo Poder Público Estadual, com foco na manutenção da integridade da biodiversidade e dos ecossistemas, planejando as estratégias de gestão destes espaços especialmente protegidos para o alcance dos objetivos para os quais foram criados, dentre outros.

O coordenador de Unidades de Conservação, Fábio França dos Santos, fez uma explanação na abertura da reunião e pediu o empenho de todos os servidores na execução das ações da Sedam e que irão nortear os trabalhos nas Unidades de Conservações, notadamente em defesa do meio ambiente. “Hoje, a Sedam trabalha em sintonia com o planejamento que foi elaborado para o corrente ano e esperamos que possamos realizar um trabalho que venha ao encontro dos anseios da população rondoniense para o meio ambiente”, frisou Fábio.

PLANEJAMENTO

Para este ano de 2022, a expectativa é que a CUC continue crescendo, por meio das atividades de monitoramento da biodiversidade, a implementação do turismo nas unidades; a realização das reuniões dos conselhos, Programa de Proteção aos Quelônios no Parque Estadual Corumbiara, acompanhamento aos Programas desenvolvidos nas UCs de Reflorestamento e REDD+, educação ambiental, elaboração e revisão de Plano de Manejo das Unidades de Conservação.


Texto: Jaqueline Damaceno
Fotos: Miro Costa
Secom - Governo de Rondônia
Sedam reúne servidores para debate e planejamento de atividades da Coordenadoria de Unidades de Conservação em 2022 Sedam reúne servidores para debate e planejamento de atividades da Coordenadoria de Unidades de Conservação em 2022 Reviewed by DA REDAÇÃO on janeiro 26, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.