O Dia 25 de janeiro na História por Lúcio Albuquerque


 
O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

lucioac@gmail.com

BOM DIA 25 DE JANEIRO!

COMEMORA-SE

Dia do Carteiro. Dia dos Correios e Telégrafos. Dia Nacional da Bossa Nova.

Católicos lembram São Paulo (data de sua conversão), Santo Ananias  

RONDÔNIA

1873 – Instalada a Mesa de Renda Alfandegada do Estado de Mato Grosso em Santo Antônio, desde 1945 bairro de Porto Velho. Dia 25 – Em 1904 – A Câmara Federal aprova a Lei nº 5, autorizando o Governo a abrir crédito para cumprir do Tratado de Petrópolis. Em 1926 – Católicos, liderados pelo coronel Paulo Saldanha, concluem a construção da igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a 1ª   em Guajará-Mirim. Em 1968 – Pelo decreto federal 58.501 a ferrovia Madeira-Mamoré entra em fase de erradicação. 


BRASIL

1554 – Padres jesuítas criam a cidade de São Paulo. 1917 – Nasce Jânio Quadro, 23º presidente do Brasil; renunciou após 6 meses no cargo. 1927 – Nasce Antônio Carlos Jobim, o Tom Jobim, “pai” da Bossa Nova. 1934 — Criada a Universidade de São Paulo (USP).  1947 – Nasce o jogador de futebol Eduardo Gonçalves de Andrade, o Tostão, da equipe tricampeã de 1970. 2019 — Rompe a barragem de Brumadinho (MG), com centenas de mortos e desaparecidos.

MUNDO

1942 – Nasce o português Eusébio “um dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos” pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFHHS). 2006 — Publicada a encíclica do Papa Bento XVI, Deus Caritas Est (trata do amor divino pelo ser humano).

FOTO DO DIA

Entre 1907 e 1912 engenheiros e trabalhadores de 40 nações construíram o que era praticamente impossível, tantas as dificuldades que duas empresas, em menos de 10 anos, à custa de muitas vidas e equipamentos, desistiram, deixando a posteriori  a ideia de que seria uma loucura construir uma ferrovia em meio à selva implacável.

Mas sob comando do norte-americano Percival Farqhuar, a obra foi construída, claro sendo atendidas necessidades mínimas para que os trabalhadores tivessem um mínimo de condições.

A foto, provavelmente entre 1910/12,mostra, sob enormes árvores  trabalhadores (com certeza só “categas”) jogando tênis, todos imaculadamente com trajes brancos, como era na época. E merece o registro, contrário a citações de que o primeiro esporte aqui foi futebol – referente à fundação do Porto Velho Esporte Clube, em 1917.

Ainda sobre a prática esportiva, na parede interna da centenária capela de Santo Antônio consta uma foto de um a corrida pedestre, em 1912.

O Dia 25 de janeiro na História por Lúcio Albuquerque O Dia 25 de janeiro na História por Lúcio Albuquerque Reviewed by REDAÇÃO on janeiro 24, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.