Curso de Operações com Drones reforça medidas de segurança em unidades prisionais - Impacto Rondônia

Curso de Operações com Drones reforça medidas de segurança em unidades prisionais

Com a capacitação dos servidores, a secretaria tem como objetivo planejar o processo de aquisição de mais equipamentos

Porto Velho, RO - Policiais penais da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) participaram entre os dias 15 e 21 de janeiro do Curso de Operações de Segurança com Drones (COSD). O curso foi ofertado pela Casa Militar do Governo do Estado de Rondônia.

Atualmente a Sejus já dispõe deste tipo de equipamento para auxiliar as ações da secretaria, em especial o Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (GAPE). Com a capacitação dos servidores a secretaria tem como objetivo planejar o processo de aquisição de mais equipamentos e através da tecnologia auxiliar nas ações de segurança nos estabelecimentos prisionais.

O curso teve a carga horária de 60 horas, sendo divido em três dias em EAD (Ensino a Distância) e quatro dias presencial. O instrutor do curso, cabo da Polícia Militar, Souza Lima, explicou o objetivo do curso.

“Não se trata somente de aprender a pilotar e utilizar os recursos de um drone, mas sim, utilizá-los de forma estratégica, aplicando cada recurso específico em determinadas situações ou ocorrências, de acordo com suas peculiaridades”, pontuou o instrutor.

Os servidores que participaram do curso foram o gerente regional e policial penal, Valdomiro Silvino de Melo e o chefe geral interino do Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape) e policial penal, Thiago Luna. O gerente regional falou da importância do curso ofertado.

“Trabalhamos em uma área de segurança, logo o uso de um drone, torna-se necessário tanto para operações/ intervenções, como por exemplo, acompanhamento de veículos suspeitos, fuga de reeducandos do complexo, situações que caso ocorram e necessitam de um mapeamento da área durante as buscas, além do reconhecimento de locais para atuação”, disse.

O chefe do Gape complementou, ressaltando que o processo vai além de pilotar. “Porém não é apenas pilotar o drone, existem diversos procedimentos a serem seguidos, como conhecer a legislação, possuir autorização de voo e etc., todos esses procedimentos que estamos aprendendo no curso são imprescindíveis para garantirem a segurança e respaldo do piloto”, finalizou.

Texto: Taiana Mendonça Miranda de Queiroz
Fotos: Daniel Garcia
Secom - Governo de Rondônia
Curso de Operações com Drones reforça medidas de segurança em unidades prisionais Curso de Operações com Drones reforça medidas de segurança em unidades prisionais Reviewed by DA REDAÇÃO on janeiro 24, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.