O DIA NA HISTÓRIA - Impacto Rondônia

O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA 24 DE DEZEMBRO!

COMEMORA-SE

Dia do órfão, Dia Universal do Perdão.

Católicos lembram Santa Irmina, Santa Tarcila, São Charbel Moakhlouf e Santa Paula Isabel Cerioli

RONDÔNIA

1914 – Nomeado pelo governador do Amazonas Jonatas Pedrosa, o major Fernando Guapindaia de Souza Brejense será o primeiro prefeito de Porto Velho, mas só assumiu em janeiro de 1915, quando instala o município.

BRASIL

1868 - Brasil, Argentina e Uruguai intimam o presidente paraguaio Solano Lopez para que se renda na Guerra do Paraguai. 

1910 - O líder da Revolta dos Marinheiros, Cabo João Cândido, é preso no Rio de Janeiro. 

1999 - Morre o ex-presidente João Figueiredo, que promulgou a Lei que criou o 

Estado Rondônia. 2006 — Morreu, aos 99 anos, o compositor Braguinha, também conhecido como João de Barro, autor da letra do clássico Carinhoso

MUNDO

1524 - Morre o navegador português Vasco da Gama 

1734 - Voltaire publica as Cartas Filosóficas. 

1906 — Rádio: Reginald Fessenden transmite o primeiro programa de rádio; a leitura de poesia, um solo de violino e um discurso. 

1914 – Soldados em ingleses e alemães promovem uma semana de confraternização em pleno campo de batalha da I Guerra Mundial, com comemorações natalinas e jogos de futebol. 

FOTO DO DIA

Em dezembro de 1914, dois meses depois de instituído município por lei amazonense, Porto Velho teve nomeado seu primeiro prefeito, então chamado “superintendente”, o major Fernando Guapindaia de Souza Brejense, que só em janeiro de 1915 assumiria  a municipalidade, enfrentando enormes dificuldades devido à resistências, tanto dos comerciantes já instalados na vila, quanto também a falta de entendimento entre sua administração e a da ferrovia Madeira-Mamoré. 

Foi no período do prefeito Guapindaia que Porto Velho ganhou sua primeira escola. Naquele período a borracha amazônica já começara a cair no mercado internacional, com reflexos sobre o município que nascia. 

O historiador Dante Ribeiro cita: “O Major Fernando Guapindaia destacou-se pela sua atividade política e como militar no Norte do Brasil, especificamente nos primórdios daqueles que são hoje os estados do Acre e Rondônia”. 

Em Porto Velho a única homenagem a seu primeiro prefeito é a escola Major Guapindaia.

Por - Lúcio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA O DIA NA HISTÓRIA   Reviewed by DA REDAÇÃO on dezembro 24, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.