Dia Nacional da Assistência Social. Dia Nacional da Silvicultura. Dia Internacional da Aviação Civil. Dia Internacional do Médico Cirurgião Plástico.

Dia Nacional da Assistência Social. Dia Nacional da Silvicultura. Dia Internacional da Aviação Civil. Dia Internacional do Médico Cirurgião Plástico.



Porto Velho, RO 


O DIA NA HISTÓRIA   

Lúcio Albuquerque

jlucioac@gmail.com

BOM DIA 7 DE DEZEMBRO!

COMEMORA-SE

Católicos lembram Santo Ambrósio e Santa Ana (mãe de Samuel).

RONDÔNIA

1835 – Nasce em Massachusetts, EUA, o coronel Earl Church, que tentou por duas vezes construir a ferrovia Madeira-Mamoré, no século XIX e fracassou em ambas.

BRASIL

1866 — D. Pedro II abre a navegação dos rios Amazonas e São Francisco, e afluentes, aos navios mercantes de todas as nações. 1940 — O Presidente Getúlio Vargas promulga o Código Penal Brasileiro. 1966 — O presidente Castelo Branco reconvoca o Congresso Nacional para debater o projeto da nova Constituição. 1976 — É criada a Comissão de Valores Mobiliários do Brasil. 1987 — A Unesco declara o Plano Piloto de Brasília “Patrimônio Cultural da Humanidade”. 1988 — Realizado com sucesso o 1º transplante simultâneo de coração e pulmão em um único receptor.

MUNDO

1676 — O astrônomo Ole Rømer determina a Velocidade da Luz  em 299.792.458 m/s.  1941 — O Japão ataca Pearl Harbour, o que faz os EUA entrar na II Guerra Mundial. 1990 — O Papa João Paulo II publica a encíclica Redemptoris Missio sobre a validade permanente do mandato missionário. 

FOTO DO DIA

Ainda com os velhos uniformes anteriores à II Guerra Mundial, militares do contingente do Exército baseados em Porto Velho, desfilam na Avenida Sete de Setembro nas celebrações da Independência em 1950, encerrando a programação,  observados, do alto de um barranco - provavelmente onde mais tarde foram construídos a Praça Rondon e o Fórum Ruy Barbosa, por populares e um grupo de  desfilantes que os antecederam. A primeira tropa do Exército a se instalar em Porto Velho em 1933, ao mesmo tempo que unidades em nível de pelotão foram designadas para Forte Príncipe de Guajará-Mirim. Chamados “contingentes especiais”,  subordinaram-se à Inspetoria dos Contingentes Especiais de Fronteira Guaporé-Mamoré, cujo inspetor era o Capitão Aluízio Ferreira, então Diretor da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.


Postar um comentário

0 Comentários