CONVOCAÇÃO - Professores municipais organizam movimento para ampliação do abono do FUNDEB. - Impacto Rondônia

CONVOCAÇÃO - Professores municipais organizam movimento para ampliação do abono do FUNDEB.

 


Porto Velho, RO - Os financiadores das aulas remotas, que custearam essa modalidade de ensino quando veio a Pandemia, sem qualquer tipo de auxílio ou capacitação tiveram seus gastos aumentados com energia elétrica, internet wi-fi, dados móveis e tiveram que adquirir celulares e notebooks de melhor qualidade do próprio bolso para conseguir ofertar aulas remotas e online com dignidade aos alunos.

Nossas casas viraram estúdios de gravação, perdemos toda a nossa privacidade no próprio whatspp, nos tornamos editores de vídeo, verdadeiros youtubers e nos reinventamos nessa pandemia por amor a profissão, mas os gastos aumentaram, os boletos se acumularam e a conta foi pesada e solitária.

Mencionamos os gastos financeiros porque são mais poupáveis, os prejuízos foram muito além, tivemos grande desgaste psicológico e emocional, fomos difamados por alguns pais e pela sociedade por estarmos trabalhando “em casa”, fomos sobrecarregados de instrumentais para “provar” ao Ministério Público, Tribunal de Contas e SEMED que estávamos trabalhando... Houveram gastos e o abono é apenas uma forma de suprir o que pode ser suprido, pois algumas cicatrizes ficarão por toda a nossa vida.

O ABONO DO FUNDEB:

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) anunciou no Congresso Municipal de Educação, o pagamento de um abono de R$2.800, com “rateio/sobra” do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) a ser pago para aos professores, orientadores e supervisores e demais especialistas em educação.

VALORES DESPROPORCIONAIS:

Comparado a outras prefeituras e considerando os milhões que está no fundo e mais milhões que caem na conta ainda em dezembro, o fundo tem condições de dá um abono um pouco mais justo a estes profissionais.

Enquanto outras prefeituras, como a de Manaus que paga 7 mil reais para cada 20 horas e o abono de Pimenta Bueno que pode chegar até 12 mil reais, vemos no próprio estado exemplos de valores bem mais altos e justos, mas na capital de Rondônia a história é diferente.

VALORES DO FUNDEB EM PORTO VELHO:

Hoje temos cerca de 51.116.446,76 milhões na conta. Sendo que 20 milhões já foram empenhados e serão destinados às escolas da rede municipal para reformas. Sobra cerca de 31 milhões, porém ainda vai cair mais dinheiro em dezembro e estima-se que seja o a maior arrecadação do ano com todas as altas que teve:



Vale esclarecer que o valor no fundo hoje ainda não está completo, uma vez que ainda falta cair mais dinheiro em dezembro, sendo acrescentado mais alguns milhões no montante e que deste valor 70% deve ser usado na remuneração dos professores.

MOBILIZAÇÃO PARA AMPLIAÇÃO DO VALOR:

Buscando mais valorização por meio de um valor mais justo, professores da rede municipal farão uma manifestação na sexta-feira (10/10) em frente a Câmara Municipal a partir das 8h da manhã.

Os sindicatos SINPROF, SINDEPROF e a vereadora Ellis Regina já anunciou participação na manifestação na sexta, afim de apoiar a categoria na luta por melhorias.

É importante a participação de todos os professores, orientadores, supervisores, gestores e vice-gestores para que a ampliação desse abono seja realidade para os professores.

Ficamos em silêncio por dois anos, aguentamos tudo sozinhos em 2020 e 2021, mas estamos endividados, cansados e sobrecarregados com ensino híbrido (presencial e remoto), estamos com salário defasado, sem auxílio algum. Nossa classe merece mais.

Participe desse movimento, lute pela ampliação. Valorização, só com remuneração. Queremos a ampliação do abono do FUNDEB!

*Val Barreto é jornalista, professora, sindicalista e consultora educacional de cursos. Contato: (69) 993106942.
CONVOCAÇÃO - Professores municipais organizam movimento para ampliação do abono do FUNDEB. CONVOCAÇÃO - Professores municipais organizam movimento para ampliação do abono do FUNDEB. Reviewed by DA REDAÇÃO on dezembro 08, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.