Ações voltadas ao esporte e lazer foram intensificadas em 2021 em Porto Velho - Impacto Rondônia

Ações voltadas ao esporte e lazer foram intensificadas em 2021 em Porto Velho


Programa Talentos do Futuro alcançou mais de 1,5 mil alunos


Porto Velho, RO - Buscando incentivar atividades voltadas ao bem-estar da população, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes) promoveu, ao longo de 2021, a prática esportiva e atividades recreativas em diversas partes do município. As ações foram intensificadas nos bairros da capital e também nos distritos.

Uma das principais ações desenvolvidas foi a retomada das atividades do Programa Talentos do Futuro, que hoje atende a mais de 1,5 mil alunos, em nove modalidades: basquete, futsal, voleibol, handebol, xadrez, capoeira, natação, ginástica (rítmica e aeróbica) e futebol de campo.

As aulas acontecem em diferentes pontos da cidade, sendo: Ginásio Eduardo Lima e Silva – Dudu; Quadra Poliesportiva Nacional; Quadra Poliesportiva Sérgio Siqueira Carvalho; Parque Aquático Vinícius Danin; Associação de Moradores do Bairro Jardim Santana.

O programa, implementado na primeira gestão de Hildon Chaves, prioriza a melhoria na qualidade de vida de crianças e jovens, por meio de uma assistência completa que vai desde a oferta de uniformes e materiais à alimentação.


Rua de Lazer levou recreação e esporte a várias comunidades

Outro destaque foi o projeto Rua de Lazer, levado às praças, parques, vilas e outros espaços para contemplar a comunidade com diversas atividades lúdicas e recreativas, proporcionando tempo em família e bem-estar social.

Só em 2021, o projeto atendeu a mais de 2 mil participantes. Ao todo, foram seis edições no decorrer do ano. A primeira ocorreu no mês de agosto, no bairro São Francisco. Na sequência, em setembro, no bairro Aponiã, e em outubro no Nova Floresta e no Ginásio Eduardo Lima e Silva. Ainda em outubro, ocorreu a quinta edição do projeto na Praça CEU, e a sexta foi na Praça João Roque.



Município investiu na revitalização de ginásios poliesportivos


GINÁSIOS REVITALIZADOS

Durante o período em que as aulas foram suspensas por conta do pico da pandemia, a gestão municipal, por meio da Semes, investiu na revitalização da quadra poliesportiva Eduardo Lima e Silva, o “ginásio do Dudu”, um espaço amplo que chegou para potencializar o talento de mais de 70 atletas de Porto Velho.

Desde agosto deste ano, o local passou a contar com um ambiente climatizado, assentos individuais e nova pintura que garantem mais conforto às atletas da ginástica rítmica e ao público que vai poder prestigiar futuras competições.

A revitalização do novo espaço, localizado na zona Sul da capital, foi viabilizada por emenda parlamentar e completada pela Prefeitura de Porto Velho, que atua na entrega de uniformes, materiais, alimentação, acompanhamento psicossocial e, em breve, na aquisição de tapetes específicos para os treinos e apresentação.

O mesmo aconteceu no ginásio poliesportivo Sérgio Siqueira de Carvalho, que foi entregue à população do bairro Esperança da Comunidade, totalmente revitalizado, com reforma dos banheiros, troca do alambrado e reparos na cobertura. A entrega do espaço esportivo favoreceu com a retomada das atividades do projeto Viva Bem.



Projeto Viva Bem ganhou nova roupagem em 2021




PROJETO VIVA BEM

2021 também foi o ano de envolvimento dos jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiências em atividades de educação física orientada.

Durante o pico maior da pandemia, o projeto ganhou uma nova roupagem, com a divulgação de vídeos educativos contendo dicas de alongamento para que os alunos envolvidos pudessem acompanhar e praticar em casa.

Em agosto, as inscrições e avaliações físicas foram retomadas. As aulas presenciais deram sequência em meados de setembro, contemplando todo o público, com atendimentos nos polos: Quadra do Bairro Esperança da Comunidade e no Ginásio Poliesportivo Eduardo Lima e Silva.

Entre as atividades praticadas estão: ritmos, dança sertanejo universitário, alongamento, dança do ventre, treino de funcional e demais. Para tornar as aulas ainda mais dinâmicas, a Semes preparou programações especiais como aulas temáticas como Outubro Rosa e Halloween.

Para as equipes de coordenação, acompanhar de perto a performance de cada participante é motivo de alegria, gratidão e sensação de dever cumprido. O propósito da Semes é inovar e ampliar o projeto no próximo ano, contemplando ainda mais as comunidades do município.



Viver Ativo focou no bem-estar de idosos da capital



VIVER ATIVO

2021 também foi o ano em que a atenção esteve voltada ao grupo da terceira idade, com a promoção do projeto Viver Ativo, por meio da prática de exercícios físicos orientados, com abordagem recreativa e prazerosa.

Por conta da pandemia, o projeto retomou em setembro com as aulas presenciais, na quadra poliesportiva Sérgio Carvalho, no bairro Esperança da Comunidade, com a presença de mais de 50 participantes da melhor idade.

O projeto funciona semanalmente, com atividades funcionais, alongamento, flexibilidade e fortalecimento muscular. Tudo foi pensado estrategicamente pela equipe técnica da secretaria, composta por fisioterapeuta e educadora física, com intuito de promover o bem-estar e saúde ao público alvo.

A Semes também preparou programações especiais como o Dia do Idoso, com atividades recreativas, competições e sorteios de brindes.

As ações promovidas ao longo do ano, vem ao encontro das prioridades da gestão municipal em levar à população de todas as idades, saúde e bem-estar. A secretária da Semes, Ivonete Gomes, enfatiza que apesar dos tempos ainda desafiadores, a gestão municipal tem conseguido impulsionar suas ações, com todos os protocolos necessários, levando atividades para mais perto das comunidades.

“Tivemos um grande avanço neste ano, contemplando comunidades em diferentes bairros, gerando relacionamentos. E esse trabalho faz parte das diretrizes na gestão Hildon Chaves, que tem dado todo o suporte junto à secretaria para a concretização dessas ações. Já estamos com expectativas para 2022, com muitas novidades, na certeza que iremos formar grandes atletas e obtermos uma quantidade maior de pessoas assistidas com as atividades recreativas”, destaca a titular da pasta, Ivonete Gomes.


Fonte: O Observador.com
Ações voltadas ao esporte e lazer foram intensificadas em 2021 em Porto Velho Ações voltadas ao esporte e lazer foram intensificadas em 2021 em Porto Velho Reviewed by DA REDAÇÃO on dezembro 28, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.