Michelin e GM apresentam novo pneu que roda sem ar e não fura - Impacto Rondônia

Michelin e GM apresentam novo pneu que roda sem ar e não fura


Michelin e General Motors apresentam novo pneu sem ar e prometem lançamento para 2024

O novo pneu sem ar da Michelin foi oficialmente apresentado ao público pela primeira vez. Trata-se do protótipo Uptis, sigla em inglês para Sistema Único de Pneu à Prova de Furos. A tecnologia promete proporcionar uma revolução no ramo, com a expectativa de maior segurança e menor impacto ambiental. Os principais materiais utilizados na construção do pneu sem ar incluem borracha regular e fibra de vidro.

Visualmente, não há muita diferença em relação aos pneus tradicionais, exceto pelo fato de que o composto é vazado nas laterais. Entretanto, a despeito da semelhança, a Michelin diz que o novo pneu é resistente a furos e não apresenta queda de pressão, nem risco de danos laterais. Assim, permitirá viagens mais seguras - sem "imprevistos". Bem como será mais fácil de reciclar, o que promete torná-lo mais amigável ao planeta.

Como é o pneu sem ar

Por ora, a Michelin não divulgou muitos detalhes do novo pneu, que se encontra em fase de testes. O protótipo Uptis surgiu em 2017, sob o nome Vision. Na época, o conceito era um pneu sem ar, conectado, impresso em 3D e feito com materiais renováveis e de origem biológica. Desde então, a fabricante aprimorou o projeto, chegando ao modelo atual.

O sistema da Michelin é semelhante ao de pneus desenvolvidos para veículos lunares. Em vez ar pressurizado, o modelo tem pequenos raios feitos de plástico reforçado com vidro, que servem de apoio à banda de rodagem. Assim, é à prova de furos, o que dispensará, por exemplo, a necessidade de estepe, bem como o descarte prematuro por danos.

Projeto feito com a GM

O novo pneu que roda sem ar foi anunciado pela Michelin em parceria com a General Motors. O projeto teve início em 2017, e os primeiros testes começaram em 2019. Agora, as empresas divulgam as primeiras imagens, com os pneus instalados no hatch elétrico Chevrolet Bolt. Com os recentes avanços, a Michelin prevê, assim, o início das vendas para 2024.


Michelin e GM apresentam novo pneu que roda sem ar e não fura Michelin e GM apresentam novo pneu que roda sem ar e não fura Reviewed by DA REDAÇÃO on outubro 26, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.